Postado em 25 de Maio às 10h19

Com “moda caipira” espetáculo emociona público em apresentação inédita da OJNM

Visitas (107)Apresentações (112)Institucional (123)Eventos (115)
Orquestra Nova Mutum - MT Que o sertanejo raiz emociona pela sua inspiração natural e de simplicidade, todo mundo sabe. Mas quando a viola caipira se transforma em instrumento de inclusão social e de superação,...

Que o sertanejo raiz emociona pela sua inspiração natural e de simplicidade, todo mundo sabe. Mas quando a viola caipira se transforma em instrumento de inclusão social e de superação, é ainda mais encantador. Esse foi o cenário apresentado pelo Ponto de Cultura Escola de Música, na noite de ontem (24), na TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM), com o Concerto de Viola Caipira.

Cheio de alegria e emoção, o espetáculo apresentou a essência da cultura que faz referência a música tradicional sertaneja, ou seja, a nossa moda caipira. No primeiro momento, com a participação de todos os alunos da classe de viola caipira, interpretando a canção “Chalana”, e depois com a participação das alunas Isabel e Lorena, cantando “Evidências” acompanhadas pelas violas, o público já encantado, sentiu que a noite seria de fortes emoções.

Outro momento emocionante foi à apresentação da música “Menino da porteira”, com a participação de duas vozes, da aluna Emily e de Flávio (pai de uma aluna). O maestro Edmar Nascimento, convidou o diretor e ex-presidente do projeto, Luiz Divino da Silva, para uma participação especial, onde o diretor se apresentou com um berrante em alguns trechos da canção.

O espetáculo ainda reservava mais emoção com a apresentação de pai e filha, com a música “Couro de Boi”. O pai cantou, enquanto a aluna Dani, fez um solo com a viola caipira. Ao final da música abraço entre pai e filha arrancou suspiros e muitos aplausos da plateia emocionada.

Para fechar o espetáculo, um pagode de viola levantou o público e encerrou a noite com chave de ouro.

O Concerto de Viola Caipira foi o segundo da TEMPORADA 2018 da OJNM. O próximo concerto será realizado com toda a Orquestra, no dia 2 julho, abrindo as festividades de aniversário do município. 

Assessoria


Postado em 16 de Maio às 12h51

Sertanejo Raiz é a próxima grande atração da TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum

Visitas (107)Apresentações (112)Institucional (123)Eventos (115)
Orquestra Nova Mutum - MT Para quem gosta ou quer descobrir as belezas do sertanejo raiz, já tem emoção garantida na TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). O Concerto de Viola Caipira vai apresentar os...

Para quem gosta ou quer descobrir as belezas do sertanejo raiz, já tem emoção garantida na TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). O Concerto de Viola Caipira vai apresentar os clássicos da música tradicional sertaneja (Sertanejo Raiz), ou seja, a nossa moda caipira interpretada pela Orquestra de Viola Caipira da OJNM e participação especial do Coral da OJNM.

Representando a difusão cultural valorizada pela Escola de Música, o espetáculo com referência à cultura do homem do campo, vai apresentar em seu repertório clássicos imortais e sempre aclamados como “Chico Mineiro” (Tonico & Tinoco), “Menino da Porteira” (Teddy Veira) e o clássico Evidências (José Augusto – Paulo Sergio Valle).

O Ponto de Cultura Escola de Música de Nova Mutum foi selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura, no edital idealizado pela mesma Secretaria, em parceria com o Ministério da Cultura, seguindo a Política Nacional de Cultura Viva.

Esta será a segunda apresentação desta temporada, que tem como tema “Arquitetura Urbana de Nova Mutum – 30 ANOS, homenageando o trigésimo aniversário da cidade, contemplando monumentos e construções que são verdadeiras obras de arte no município. No Concerto de Viola Caipira, o monumento em homenagem ao cooperativismo, do escultor, Nelson Camillo Piga, foi o escolhido para dar identidade ao espetáculo.

O evento será realizado no dia 24 de maio (quinta-feira), no Sindicato Rural de Nova Mutum, as 19h30. Com entrada franca, a programação é livre para todos os públicos. O concerto também é solidário em prol as famílias em situação de risco atendidas pelo movimento “Banco de Leite”. No local haverá arrecadação de leite e a doação é voluntária.

Moda Caipira

No inigualável universo que a Música Popular Brasileira possui, a música tradicional sertaneja (Sertanejo Raiz), ou seja, a nossa moda caipira apresenta-se como sendo uma das vertentes que mais representa a essência da formação étnica do povo brasileiro. Nela estão misturadas as influências culturais e contribuições dada pelos povos que aqui estavam e vieram, tendo na viola caipira seu instrumento de expressão com inspiração natural de suas composições através da lida no campo.

A música caipira, também denominada de sertanejo raiz, música do campo, rural e sertanejo antigo, é uma manifestação espontânea do povo da zona rural, que reflete o dia-a-dia do trabalho, do lazer, da sua religiosidade e todas as relações sociais existentes nas comunidades interioranas. Continua viva por ser a grande essência da música brasileira onde a maioria da população teve de uma forma ou outra, suas raízes na roça, sejam daqui ou de seus países de origem.

Como mérito a conotação de caipira, hoje, é associada à qualidade, aquilo que é puro ou especial.

Fonte: Assessoria / VS Viola Show


Postado em 14 de Maio às 09h10

Representantes da empresa Blue Sol visitam Escola de Música

Visitas (107)Apresentações (112)Institucional (123)Eventos (115)
Orquestra Nova Mutum - MT Na tarde de quinta-feira (10), a Escola de Música recebeu a visita de representantes da empresa Blue Sol Energia Solar de Cuiabá. Entre os visitantes, estava o Presidente do Conselho de...

Na tarde de quinta-feira (10), a Escola de Música recebeu a visita de representantes da empresa Blue Sol Energia Solar de Cuiabá. Entre os visitantes, estava o Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), senhor Nelson Colaferro, que esteve em Nova Mutum para um Workshop e na oportunidade, conheceu o projeto. Acompanhando as visitas estava o diretor do projeto, senhor Luiz Divino da Silva.

Além de conhecer o espaço físico da escola e um pouco da história da Orquestra Jovem, as visitas também puderam acompanhar uma apresentação com alunos e instrutores.

“É um trabalho social muito interessante que vocês desenvolvem aqui. Uma grande oportunidade para essas crianças e jovens”, destacou Nelson Colaferro.

Também estavam entre os visitantes os senhores Merivaldo Brito, Vitor Cesar da Silva e Giuliano Favareto. Ambos saíram emocionados e deixaram muitos elogios.

Ao final da visita, o grupo foi presenteado com a 6ª Edição da Revista “Música e Cidadania” e DVD da Escola de Música e convidados a assistirem as apresentações da TEMPORADA 2018.

Assessoria


Postado em 11 de Maio às 13h43

Manhã com programação especial marca homenagem ao Dia das Mães

Visitas (107)Apresentações (112)Institucional (123)Eventos (115)
Orquestra Nova Mutum - MT Bem cedinho a escola já estava preparada para a recepcionar as convidadas especiais. O clima de alegria e emoção tomou conta da Escola de Música, na manhã desta sexta-feira (11). Para...

Bem cedinho a escola já estava preparada para a recepcionar as convidadas especiais. O clima de alegria e emoção tomou conta da Escola de Música, na manhã desta sexta-feira (11). Para homenagear as mães dos alunos, foi preparada uma programação especial com a palestra “Ser ou Estar Mãe” e um café da manhã com música instrumental.

A programação começou falando sobre a missão materna, com a palestra “Ser ou Estar Mãe”, ministrada pela coach, professora Margarida de Oliveira Costa, também diretora do Polo da Universidade Paulista (UNIP) de Nova Mutum, que apoiou o evento. A palestra mexeu com as emoções, levantando um questionamento: ser ou estar mãe? O que levou as mães refletirem sobre suas atitudes, seus erros e acertos com seus filhos e muitos outros desafios do amor materno.

Após a palestra as mães foram convidadas a desfrutar de um delicioso café da manhã, preparado pela empresa mantenedora do projeto, Del Moro Supermercados, ao som de lindas canções tocadas pelo Grupo Especial de Cordas da Orquestra Jovem de Nova Mutum - OJNM. Além disso, as mães foram presenteadas com a 6ª edição da revista “Música e Cidadania” e o DVD da Escola de Música.

Assessoria


Postado em 02 de Maio às 19h03

Em homenagem as mães, Escola de Música promove palestra “Ser ou Estar Mãe” com café da manhã especial

Eventos (115)Institucional (123)Apresentações (112)Visitas (107)
Orquestra Nova Mutum - MT A convite da Escola de Música, mães dos alunos poderão participar de uma manhã especial em comemoração ao Dia das Mães. Na programação está a...

A convite da Escola de Música, mães dos alunos poderão participar de uma manhã especial em comemoração ao Dia das Mães. Na programação está a palestra “Ser ou Estar Mãe”, que será ministrada pela coach, professora Margarida de Oliveira Costa, com o objetivo de estimular uma reflexão quanto aos desafios do dom materno, uma análise do estado atual com o estado desejado na relação mãe e filho.

““Ser ou Estar Mãe” não vai apontar seus erros, mas mostrar caminhos para reconhecê-los. O objetivo é motivar! Atitudes simples e positivas, para alcançar o estado desejado. Refletir sobre nossas falhas é essencial. Mas identificá-las é ainda melhor”, explica a coach.

O evento será realizado no dia 11 de maio (sexta-feira), às 7h, na sala Hilda Strenger Ribeiro, na sede da Escola de Música. A programação inicia com a palestra e logo depois as mães poderão saborear um delicioso café da manhã, oferecido pelo Del Moro Supermercados.

“É um horário especial para que as mães realmente consigam participar, mesmo aquelas que trabalham, pois, o evento está sendo cuidadosamente preparado para encerrar antes das 8 horas da manhã, horário que normalmente as pessoas entram em seu trabalho”, destaca a professora.

A entrada é gratuita, o convite está sendo enviado por torpedo e encaminhado através dos alunos. É necessária confirmação de presença até terça-feira (8), por telefone através dos números (65) 3308-3667 / (65) 9.9801-9004 ou diretamente na Escola de Música.

Assessoria