Postado em 22 de Outubro de 2018 às 17h15

Com pop internacional grupo de sopros agrada universitários em evento da UNIP

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT Um grupo do Núcleo de Sopros, acompanhado por percussão e violão, da Escola de Música de Nova Mutum, realizou a abertura da Extensão Comunitária, realizada pela Universidade...

Um grupo do Núcleo de Sopros, acompanhado por percussão e violão, da Escola de Música de Nova Mutum, realizou a abertura da Extensão Comunitária, realizada pela Universidade Paulista - UNIP, campus de Nova Mutum, com o tema “Cidadania e Cultura – Relações no Século XXI.

O grupo fez uma performance bastante animada, interpretando três músicas do pop internacional, agradando o público formado por universitários da UNIP.

Também participou do evento a promotora Ana Carolina Fernandes, que filmou um trecho da apresentação e postou em sua rede social com a legenda #soufã.

Assessoria


Postado em 19 de Outubro de 2018 às 13h35

Duo ClariAr leva público a uma volta pela França em noite fascinante

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT A sala Hilda Strenger Ribeiro da Escola de Música de Nova Mutum foi palco da apresentação do Duo ClariAr, na noite desta quinta-feira (18). O concerto faz parte da Série Amazônia da...

A sala Hilda Strenger Ribeiro da Escola de Música de Nova Mutum foi palco da apresentação do Duo ClariAr, na noite desta quinta-feira (18). O concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística 2018 do Instituto Ciranda. Com o duo de clarineta e piano, formado pela clarinetista, Jessica Gubert e pelo pianista, Bruno Pfefferkorn, o espetáculo apresentou peças do cenário musical erudito francês, transportando o público para uma fascinante volta pela França.

A clarinetista Jéssica é de Mato Grosso e por volta de 2011 e 2012, chegou a ministrar aulas na Escola de Música. “Eu morava em Cuiabá e toda semana pegava a estrada para dar aulas aqui. Então quando o maestro Murilo me perguntou se eu gostaria de me apresentar em Nova Mutum, claro que eu aceitei! Era a oportunidade de estar de volta a casa, matar a saudade e ainda em uma ocasião muito especial que é o Duo ClariAr”, contou a jovem.

Já Bruno é de São Paulo, morou na França por um ano se dedicando a música. Os dois se conheceram em programas de música da Universidade de São Paulo e, desde então realizando vários recitais. Esta foi a primeira vez que o pianista se apresentou em Mato Grosso. “Está sendo uma turnê maravilhosa, cheia de novas experiências. Nós costumamos dizer: agora vamos jogar; quando entramos no palco. Pois o mesmo espetáculo é diferente a cada apresentação. Mas em todas as vezes é preciso ter entrosamento entre os músicos é claro, mas também entre o local e o público, e a energia que vocês jogam para gente é uma das coisas que ditam como o espetáculo será”, disse o pianista se dirigindo a plateia.

Do início ao fim do concerto, o público ficou extasiado com o alto nível da apresentação. Quando o espetáculo terminou, era possível sentir a emoção através dos aplausos e elogios.

Poliana Chaves
ASCOM – Escola de Música OJNM


Postado em 18 de Outubro de 2018 às 13h25

Autoridades municipais de Lucas visitam projeto para conhecer modelo de gestão

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT Buscando desenvolver um projeto semelhante ao trabalho social desenvolvido pela Escola de Música de Nova Mutum, a Primeira-Dama, sra. Rafaela Frizzo, o Secretário Municipal de Cultura, sr. Ruam Pedro...

Buscando desenvolver um projeto semelhante ao trabalho social desenvolvido pela Escola de Música de Nova Mutum, a Primeira-Dama, sra. Rafaela Frizzo, o Secretário Municipal de Cultura, sr. Ruam Pedro Villas Boas Martins e o vereador, sr. Fernando Pael, da cidade de Lucas do Rio Verde, visitaram a escola a fim de buscar informações sobre o processo de gestão e o desenvolvimento das atividades pedagógicas desenvolvidas no projeto.

Focados na missão de promover um trabalho social por meio da música em sua cidade, os visitantes ficaram admirados com a organização administrativa e pedagógica desenvolvida pela Escola de Música na comunidade mutuense.

“Não imaginava a amplitude do trabalho que vocês desenvolvem. Tudo muito bem alinhado. Desde a parceria de empresas, que mantém o projeto, ao desenvolvimento do serviço social oferecido a comunidade, é de admirar. Sabemos que não é um trabalho fácil, porém o resultado é fantástico”, elogiou Rafaela Frizzo.

As visitas ainda acompanharam uma breve apresentação preparada pelos instrutores e receberam material publicitário do projeto. Bastante animados com o modelo de gestão da Escola de Música, como inspiração para o desenvolvimento de um projeto no município vizinho, o grupo convidou a Orquestra Jovem para uma apresentação em sua cidade.

“Vamos oficializar o convite enviando um ofício para uma apresentação em Lucas do Rio Verde. Esperamos que vocês possam compartilhar o resultado deste belo trabalho em nossa cidade”, pontuou o vereador.

Poliana Chaves
ASCOM – Escola de Música - OJNM


Postado em 17 de Outubro de 2018 às 11h57

Instituto Ciranda: Música e Cidadania Concerto Série Amazônia nesta quinta na Escola de Música

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT O duo ClariAr realizará sua primeira apresentação na cidade de Nova Mutum. Este concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística do Instituto Ciranda. A série...

O duo ClariAr realizará sua primeira apresentação na cidade de Nova Mutum. Este concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística do Instituto Ciranda. A série Amazônia tem como objetivo incentivar a música de câmara em Mato Grosso, na interpretação de grupos camerísticos do Instituto Ciranda e de grupos convidados. Em parceria com a Escola de Música de Nova Mutum, este concerto contará com peças de importantes compositores no cenário musical erudito, como Camille Saint Saens e Igor Stravinsky. O duo ClariAr será realizado nesta quinta-feira (18/10), na Sede da Escola de Música de Nova Mutum, às 19h. 

ClariAr

O grupo ClariAr, possui formação flexível tendo sempre como base a presença da Clarineta como instrumento condutor de cada programa apresentado. Com diversos concertos realizados utilizando a formação quarteto de clarinetas, o ClariAr recebeu por duas vezes o Prêmio Funarte de Música Brasileira, realizando grande número de concertos em cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Na Temporada Artística 2018 do Instituto Ciranda, o ClariAr se apresenta na Série Amazônia como duo de clarineta e piano e tem nesta formação o pianista Bruno Pfefferkorn e a clarinetista Jessica Gubert, também idealizadora e diretora artística do grupo. Jessica é de Mato Grosso e Bruno de São Paulo, se conheceram em programas de música da Universidade de São Paulo, realizando vários recitais desde então.

Em 2017 se apresentaram no Teatro do Sesc Rondonópolis e Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, na ocasião, Jessica como recém vencedora do I Concurso Solistas de Mato Grosso, promovido pelo Departamento de Música da UFMT. Primordialmente, o grupo dedica-se a pesquisar e apresentar o repertório criado para clarineta e piano, clarineta solo e clarineta nas realizações musicais camerísticas e sinfônicas.

Sobre o Instituto Ciranda

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Com sua sede localizada em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, também possui polos nas cidades de Várzea Grande, João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Campo Verde e Poconé. No total, o Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 1500 crianças e jovens oriundos de diversas classes sociais e regiões de cada cidade. O principal requisito para participação no projeto é estar frequentando a escola regularmente e ter disponibilidade de tempo para se dedicar a música.

REPERTÓRIO

ClariAr
Jessica Gubert | Clarineta
Bruno Pfefferkorn | Piano

Camille Saint-Saens (1835 - 1921)
- Sonata para clarineta e piano Op. 167
I – Allegretto
II – Allegro animato
III – Molto allegro

Igor Stravinsky (1882 - 1971)
- Três peças clarinete solo

Witold Lutoslawski (1913 - 1994)
- Dance Preludes
1. Allegro molto
2. Andantino
3. Allegro giocoso
4. Andante
5. Allegro molto



Postado em 16 de Outubro de 2018 às 16h28

Duo ClariAr - Concerto da Série Amazônia do Instituto Ciranda será realizado em Nova Mutum

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT Nesta quinta-feira, 18 de outubro, às 19h, a Escola de Música de Nova Mutum vai receber, o Duo ClariAr, do Instituto Ciranda, mais um concerto da Série Amazônia. O evento será...

Nesta quinta-feira, 18 de outubro, às 19h, a Escola de Música de Nova Mutum vai receber, o Duo ClariAr, do Instituto Ciranda, mais um concerto da Série Amazônia.

O evento será realizada na sala Hilda Strenger Ribeiro, na sede da Escola, CLASSIFICAÇÃO LIVRE e entrada GRATUITA.

O concerto também terá cunho social, o público que for assistir, pode colaborar nesta causa levando 1KG de alimento não perecível, que será doado para famílias carentes de Nova Mutum. 

Assessoria