Postado em 18 de Junho de 2014 às 09h58

A duas semanas do 1º Festival, OSJNM ensaia em ritmo forte

Abertura será no dia 29 de junho com concerto aberto à população

Orquestra Nova Mutum - MT Abertura será no dia 29 de junho com concerto aberto à população Faltando pouco mais de 10 dias para a realização do I Festival Nova Mutum de Música Orquestral (FNMO), que começa no...

Faltando pouco mais de 10 dias para a realização do I Festival Nova Mutum de Música Orquestral (FNMO), que começa no próximo dia 29 de junho e segue até 6 de julho, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) segue com os últimos preparativos em ritmo acelerado. “Todos os dias estamos ensaiando e com afinco. Nosso repertório já é o do festival, que terá como tema a 5ª Sinfonia de Beethoven, Romeu e Julieta, entre outras grandes obras universais. Tudo visto detalhadamente para que a cada compasso todos se emocionem como nunca”, destaca o diretor geral do FNMO, maestro Edmar Nascimento.

O festival que compõe a programação da ExpoMutum 2014 terá mais de 300 músicos participantes e 16 grandes apresentações em sua programação. A abertura do Festival será no dia 29, com um concerto aberto à população no palco externo anexo à sede da OSJNM, no centro de Nova Mutum. “Queremos que toda a população compareça e participe da abertura e demais apresentações”, convida o presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, Luiz Divino da Silva.

A organização do festival possui um portal on-line onde estão disponíveis todas as informações do evento: programação, cursos e oficinas, professores e seus currículos, informações sobre a equipe organizadora, OSJNM, Instituto Ciranda e município de Nova Mutum.

“Foram meses de planejamento, agora tudo já está fora do papel, sendo posto em prática. A população de Nova Mutum irá se surpreender com este que é o primeiro festival do Estado neste segmento. Nossa responsabilidade é grande, mas estamos com o apoio de grandes profissionais, o que eleva nossa expectativa a respeito do resultado”, ressalta Edmar.

Dentre as participações confirmadas está a da mundialmente reconhecida violinista Evgenia Popova, discípula de Leonid Kogan. Popova nasceu na Bulgária e iniciou cedo seus estudos de violino, graduando-se com louvor no Conservatório de Moscou, seguindo seus estudos avançados como solista na Guildhall School of Music em Londres. Premiada em grandes concursos como o Jacques Thibaud em Paris, Carl Flesch em Londres e o de Montreal. Atualmente a musicista recebe inúmeros convites para apresentações no Royal Festival Hall e no Queen Elizabeth Hall em Londres, além de festivais de música por toda a Europa. Um de seus principais trabalhos, CD da Seis Sonatas para Violino Solo de Eugene Ysaÿe foi aclamado pela crítica da Europa e Estados Unidos. Uma de suas maiores realizações é recente. Trata-se de sua estreia no mundial dos 24 Capricci para Violino Solo do compositor búlgaro Petre Christokov, gravado pelo selo "Dynamic" - Itália.

Evgenia Maria Popova é professora na Academia de Música de Sofia, mas sobra-lhe tempo para se apresentar como solista com grandes orquestras, entre elas a Sinfônica de Montreal, Sinfônica de Berlim, Cidade do México e a Royal Philharmonic de Lodres. A equipe de professores conta ainda com nomes célebres da música mundial, entre eles o violista Dimitur Penkev, búlgaro, e o maestro venezuelano Jorge Luis Uzcátegui, um dos mais jovens e importantes maestros da atualidade, além de renomados músicos brasileiros atuantes nas mais importantes instituições de música do país.

“Somos modestamente conhecidos no País pelo nosso trabalho, agora estamos ultrapassando fronteiras internacionais. A vinda de músicos como a Evgenia movimenta o cenário e o nome de Nova Mutum é levado junto”, destaca Edmar.

“Estamos vivendo um sonho. Atingimos o Brasil e agora estamos a ganhar o mundo. Junto com os nossos companheiros e parceiros da Orquestra. Nossa população terá acesso a um grande espetáculo e muita cultura nos próximos dias”, fala Luiz Divino.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC
Com: Diego Weber

Veja também

Presidente e vice do Sicredi Ouro Verde visitam Escola de Música11/06/18 A Escola de Música recebeu a visita do presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, Eledir Pedro Techio, juntamente com o vice-presidente, Gilberto Caneppele. A visita teve como propósito mostrar aos representantes de uma das mais antigas mantenedoras do projeto, como é desenvolvido o trabalho dentro escola e os impactos que ele traz a comunidade. As lideranças da cooperativa......

Voltar para Blog