Postado em 02 de Maio de 2016 às 10h27

Camerata ‘Alaor Zancanaro’ homenagea diretor da Associação Cultural e Social de Nova Mutum

Orquestra Nova Mutum - MT Nomeada como homenagem ao Diretor Conselheiro Consultivo da Associação Cultural e Social de Nova Mutum a ‘Camerata Alaor Zancanaro’ tem a missão de difundir o repertório popular e...

Nomeada como homenagem ao Diretor Conselheiro Consultivo da Associação Cultural e Social de Nova Mutum a ‘Camerata Alaor Zancanaro’ tem a missão de difundir o repertório popular e erudito em torno da exploração das várias possibilidades que os instrumentos solistas, típicos da música de câmara, podem oferecer. E não foi diferente no Concerto de lançamento oficial, realizado na última semana do mês de abril, no Sindicato Rural.


“A ideia de homenagear seu Alaor foi espontânea. Precisávamos dar um nome a uma pessoa influente, mas que principalmente entendesse as nossas dificuldades durante o dia a dia”, ressaltou Luiz Pedro Conrado, diretor artístico.


A Camerata ‘Alaor Zancanaro’, tem a direção artística de Luiz Pedro Conrado, instrutor da classe de clarineta, flauta transversal e coral, e da musicista Mariane Azevedo, instrutora da classe de contrabaixo, coral juvenil e coral adulto, a camerata pretende ser também um laboratório para a formação artística dos jovens músicos, experimentando timbres e possibilidades sonoras de cada instrumento que a compõem.


“Um dos objetivos foi criar a identidade do grupo, mesmo que ela se desenvolva ao longo do processo de formação. O que mais foi complicado foi a busca de repertório para essa nova formação e a organização, que envolve um grande processo de produção e é cansativo”, explicou Conrado.


“É desafiador estar à frente deste trabalho, já que não tenho muito conhecimento de repertório, então para mim está sendo um desafio, já que tenho que ir em busca de tudo isso”, disse Mariane Azevedo, diretora artística.


O repertório para este primeiro evento foi constituído por Franz Schubert – Rosamunde, estreato no. 3; Mozart, 6 Danças Alemãs, KV 571 e Eu não existo sem você – Tom Jobim (Arr. Cezar Guerra-Peixe).


A Camerata ‘Alaor Zancanaro’ espera ser mais uma opção de entretenimento, educação e cultura para o desenvolvimento sócio cultural da cidade de Nova Mutum e região, formando plateias e construindo saberes por meio da arte e da música.


“É a primeira vez que coordeno um trabalho em grupo neste nível que foi. Foi baseado nas experiências pessoais como músico, vendo os outros fazerem e colocar em prática um pouco do processo.” 

Assessoria de Comunicação OSJNM - Ana Paula Dias - Jor mtb. 77641/SP

Veja também

Nova Mutum aparece na programação do Criança Esperança. Assista:18/08/14 A primeira edição do Festival Nova Mutum de Música Orquestral (FNMO), realizada de 29 de junho a 06 de julho de 2014, foi amplamente coberta pela imprensa local e estadual, e chegou a alcançar espaços da mídia nacional. É o caso do programa Encontro com Fátima Bernardes, que em um especial do Criança Esperança veiculou, no último......

Voltar para Blog