Postado em 05 de Maio de 2014 às 08h17

Em São Paulo, OSJNM homenageia Hilda Strenger Ribeiro

Orquestra realizou dois concertos no Estado de São Paulo, no final de abril. Fundação John Deere também foi homenageada

Emoção, gratidão e uma atmosfera musical das mais inspiradoras. Todos envolvidos por esses nobres sentimentos: público, orquestra, diretores, apoiadores e colaboradores. Na plateia, pela primeira vez, Hilda Strenger Ribeiro. A pessoa que ainda nos anos 1990 sonhou com um projeto social e cultural em Nova Mutum. De todos os lados as palavras eram as mesmas: muito obrigado. Da parte da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM), pelo apoio recebido. Da parte dos mantenedores homenageados, pelo espetáculo musical proporcionado pela orquestra.

Com mais de 80 anos de idade e impossibilitada de viajar grandes distâncias, até o dia 27 de abril, data do concerto no Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa, D. Hilda só conhecia a orquestra que ajudou a idealizar através dos DVDs, revistas e imprensa. A esposa do colonizador de Nova Mutum, José Aparecido Ribeiro (in memorian), é a principal idealizadora do que hoje é a Associação Cultural e Social de Nova Mutum, instituição responsável pela OSJNM. “Uma orquestra maravilhosa, afinadíssima. Eu fiquei muito emocionada. Só queria chorar. São fantásticos. Estão de parabéns”, disse D. Hilda em entrevista a TV Costa Norte, que cobriu o concerto (veja a matéria aqui).

O concerto em São Paulo foi realizado para acionistas do Grupo Ribeiro Participações (GRP), do qual faz parte o Grupo Mutum, e convidados. Entre os presentes esteve o ilustre jornalista José Hamilton Ribeiro (Globo Rural), também membro da família Ribeiro. “Eu conheci Nova Mutum na época da onça, do pioneirismo da agricultura, do selvagem ao arroz e à soja, vi Nova Mutum desbancar pela primeira vez o estado do Paraná em produtividade de soja, e agora, algumas décadas depois, estou conhecendo a Nova Mutum que tem uma orquestra sinfônica. É uma grande diferença”, disse Zé Hamilton.

Dois dias antes, 25 de abril, em Indaiatuba, a Orquestra fez uma apresentação para outro importante mantenedor, a Agro Baggio John Deere/Fundação John Deere, que juntamente com o Grupo Mutum patrocinou a viagem da OSJNM ao estado de São Paulo. Foi em um evento internacional da John Deere, com presença de diretores da empresa, colaboradores e familiares. Mais uma vez, a orquestra emocionou os presentes e deixou as melhores impressões.

Sob regência dos maestros Edmar Nascimento – coordenador geral da OSJNM – e Murilo Alves – coordenador pedagógico e presidente do Instituto Ciranda, parceiro educacional da OSJNM – um grupo de 60 músicos participou da excursão. Foram 35 músicos de Nova Mutum, alunos/integrantes da OSJNM, e 25 músicos de Cuiabá, integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso (OSJMT), mantida pelo Ciranda, que nesta ocasião especial reforçaram a orquestra mutuense. “Quero novamente agradecer ao Instituto Ciranda, na pessoa do maestro Murilo Alves, por mais essa parceria tão bem sucedida”, expressou o maestro Edmar.

As apresentações foram acompanhadas por diretores da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, mantenedora da OSJNM, entre eles o presidente da Associação, Luiz Divino da Silva, que é gerente do Grupo Mutum, o vice-presidente da Associação, Adailton Nogueira, que é gerente da Agro Baggio John Deere, e a professora Margarida de Oliveira Costa, do Fisk Centro de Ensino de Nova Mutum, também mantenedor.

Além do patrocínio da Agro Baggio John Deere e Grupo Mutum, a apresentação de domingo conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura, e do Centro Cultural São Paulo.

_______________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC 

Veja também

Sonoridade do espetáculo é a grande atração do Concerto de Percussão19/10/17 O espetáculo fica por conta da sonoridade dos instrumentos de percussão que despertam a curiosidade do público. No repertório, lembrando o mês das crianças, a execução do clássico divertimento que empolgou gerações e interpretações da atualidade que diverte a garotada. No concerto os instrumentos de percussão......

Voltar para Blog