Postado em 17 de Outubro de 2018 às 11h57

Instituto Ciranda: Música e Cidadania Concerto Série Amazônia nesta quinta na Escola de Música

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT O duo ClariAr realizará sua primeira apresentação na cidade de Nova Mutum. Este concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística do Instituto Ciranda. A série...

O duo ClariAr realizará sua primeira apresentação na cidade de Nova Mutum. Este concerto faz parte da Série Amazônia da Temporada Artística do Instituto Ciranda. A série Amazônia tem como objetivo incentivar a música de câmara em Mato Grosso, na interpretação de grupos camerísticos do Instituto Ciranda e de grupos convidados. Em parceria com a Escola de Música de Nova Mutum, este concerto contará com peças de importantes compositores no cenário musical erudito, como Camille Saint Saens e Igor Stravinsky. O duo ClariAr será realizado nesta quinta-feira (18/10), na Sede da Escola de Música de Nova Mutum, às 19h. 

ClariAr

O grupo ClariAr, possui formação flexível tendo sempre como base a presença da Clarineta como instrumento condutor de cada programa apresentado. Com diversos concertos realizados utilizando a formação quarteto de clarinetas, o ClariAr recebeu por duas vezes o Prêmio Funarte de Música Brasileira, realizando grande número de concertos em cidades de Mato Grosso como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Na Temporada Artística 2018 do Instituto Ciranda, o ClariAr se apresenta na Série Amazônia como duo de clarineta e piano e tem nesta formação o pianista Bruno Pfefferkorn e a clarinetista Jessica Gubert, também idealizadora e diretora artística do grupo. Jessica é de Mato Grosso e Bruno de São Paulo, se conheceram em programas de música da Universidade de São Paulo, realizando vários recitais desde então.

Em 2017 se apresentaram no Teatro do Sesc Rondonópolis e Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, na ocasião, Jessica como recém vencedora do I Concurso Solistas de Mato Grosso, promovido pelo Departamento de Música da UFMT. Primordialmente, o grupo dedica-se a pesquisar e apresentar o repertório criado para clarineta e piano, clarineta solo e clarineta nas realizações musicais camerísticas e sinfônicas.

Sobre o Instituto Ciranda

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. Com sua sede localizada em Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, também possui polos nas cidades de Várzea Grande, João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Campo Verde e Poconé. No total, o Instituto Ciranda atende atualmente cerca de 1500 crianças e jovens oriundos de diversas classes sociais e regiões de cada cidade. O principal requisito para participação no projeto é estar frequentando a escola regularmente e ter disponibilidade de tempo para se dedicar a música.

REPERTÓRIO

ClariAr
Jessica Gubert | Clarineta
Bruno Pfefferkorn | Piano

Camille Saint-Saens (1835 - 1921)
- Sonata para clarineta e piano Op. 167
I – Allegretto
II – Allegro animato
III – Molto allegro

Igor Stravinsky (1882 - 1971)
- Três peças clarinete solo

Witold Lutoslawski (1913 - 1994)
- Dance Preludes
1. Allegro molto
2. Andantino
3. Allegro giocoso
4. Andante
5. Allegro molto


Veja também

Secretário de Estado Max Russi elogia Escola de Música de Nova Mutum10/05/17 Completando 8 anos o projeto é marcado por histórias de transformação e reconhecimento  O Hino Nacional foi tocado pelo grupo de sopros da Escola de Música de Nova Mutum durante a inauguração da sede própria do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Procon na cidade na tarde de quarta-feira (3). Várias autoridades políticas e representantes......

Voltar para Blog