Postado em 01 de Setembro de 2015 às 17h55

Instrutores da OSJNM têm oficina com Luthier

Orquestra Nova Mutum - MT Nesta terça-feira (31), a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, recebe o músico e luthier, Carlos Brasil. O profissional virá ao município com o intuito de realizar uma oficina entre...

Nesta terça-feira (31), a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, recebe o músico e luthier, Carlos Brasil. O profissional virá ao município com o intuito de realizar uma oficina entre os instrutores e dar manutenção a instrumentos que se encontram parados.


Carlos Brasil é natural de Brasília, e iniciou os estudos de violoncelo em 1982. Participou como aluno dos principais festivais de música do Brasil e encontros nacionais de violoncelistas no Rio de Janeiro.
Como luthier, inicialmente autodidata, construiu o primeiro violoncelo em 1985. Em 1991 participou do curso de restauração de instrumentos de corda com o professor alemão Friedmann Hellwig, da escola Superior de Colônia, no instituto Goethe, em Curitiba, no Paraná.


Especializou-se em construção de arcos para violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo com os professores Mitsuo Sasano e Eric Grandchamp, ambos da França e Leandro Monbach de Curitiba.
Em 2001 teve a oportunidade de participar do Primeiro Encontro Mundial de Construtores de arco, com Domingos Martins, no Espirito Santo.


Já em 2005 fez estágio como archetier, no workshop “Water Violet Bows”, de renome internacional, participou do workshop de restauração de violinos sob a orientação do mestre luthier Italiano, Felipo Fasser.

 

Ana Paula Dias - Jornalista mtb. 77641/SP

Assessoria de Comunicação OSJNM

Veja também

Assembleia Legislativa aprova lei que torna OSJNM Utilidade Pública Estadual08/12/14 A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou a Lei Estadual que constitui a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) como Utilidade Pública Estadual. A denominação se dá após aprovação do projeto de lei nº 10.187 de 18 de novembro de 2014, de autoria do deputado estadual Dilmar Dal Bosco. “Isso nos torna uma referencia no......

Voltar para Blog