Postado em 20 de Agosto às

Integrante da OSJNM se apresenta no Teatro Nacional em Brasília

Orquestra Nova Mutum - MT Novo Conteúdo 34 (29/01/2013) “Uma experiência extasiante e inesquecível” foi vivenciada neste mês de janeiro pelo jovem fagotista Eginaldo Almeida, de 19 anos, um dos 40 integrantes...

(29/01/2013) “Uma experiência extasiante e inesquecível” foi vivenciada neste mês de janeiro pelo jovem fagotista Eginaldo Almeida, de 19 anos, um dos 40 integrantes titulares da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM). Ele foi selecionado entre milhares de músicos para participar do 35º Civebra (Curso Internacional de Verão de Brasília) oferecido pela EMB (Escola de Música de Brasília), e conseguiu importante destaque no evento que foi realizado de 15 a 26 de janeiro.

O 35º Civebra contou com aulas, oficinas e realização de apresentações e concertos gratuitos para o público no Teatro Nacional. O curso incluiu uma grande diversidade de gêneros e instrumentos musicais, da música popular à música erudita. Foram mais de 60 disciplinas e professores renomados e cerca de 1.100 alunos. Referência há anos, o Civebra surgiu como espaço de troca de experiências entre os profissionais do mundo da música. Hoje movimenta a cena cultural, sempre no mês de janeiro, reunindo professores, instrumentistas, regentes, cantores e pessoas da comunidade interessadas em participar.

No curso, Eginaldo fez aulas de fagote (instrumento da classe das madeiras) com o aclamado professor Sérgio Giordano. Estudou técnicas e interpretação de obras. Entre os 17 fagotistas participantes, o mutuense se destacou entre os cinco melhores e foi um dos dois escolhidos para compor a Orquestra Sinfônica do 35º Civebra, que se apresentou no dia 25 no Teatro Nacional. O repertório contou com duas obras: Dança Ritual do Fogo, do espanhol Manoel De Falla, e Sinfonia nº 8 de Dvorak. A regência ficou por conta do maestro português Osvaldo Ferreira.

Eginaldo também tocou um quarteto com o professor Giordano e outros dois colegas brasileiros, durante o recital de encerramento da classe dos fagotes. O grupo executou o choro Odeon, de Pixinguinha.

Escolhido aluno destaque da OSJNM em 2011, Eginaldo desempenha atualmente a função de instrutor de música na instituição que atende cerca de 200 crianças e jovens de Nova Mutum. Periodicamente, Eginaldo e outros alunos da OSJNM em nível mais avançado vão a Cuiabá para receberem aulas no Instituto Ciranda (parceiro da OSJNM), com professores renomados. O jovem fagotista é aluno do búlgaro Radan Slivensky, primeiro fagotista da Orquestra Nacional (Brasília).

A iniciativa de se inscrever para o Civebra foi do próprio Eginaldo, que teve apenas o custo do deslocamento até Brasília. Outros colegas também tentaram, mas desta vez apenas o fagotista conseguiu uma vaga. Para o próximo ano, os jovens irão concentrar esforços para levar um grupo maior.

Para o maestro Edmar Nascimento, coordenador geral da OSJNM, é uma satisfação ver músicos oriundos da Orquestra conquistando espaços tão importantes e levando o nome de Nova Mutum para o Brasil e o mundo. “Nossos jovens são muito capazes e dedicados. Sabemos que vão muito longe”, comemora Edmar.

________________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Vereadora de Sorriso se emociona durante apresentação de alunos26/10/18 Em Nova Mutum, exclusivamente para conhecer a Escola de Música de Nova Mutum, a vereadora de Sorriso – MT, Elisa Abrahão, se emocionou ao assistir uma performance dos núcleos de coral e viola caipira, enquanto ensaiavam para mais um concerto da TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). “Eu me emociono, não consigo segurar as lágrimas. É muito......
A duas semanas do 1º Festival, OSJNM ensaia em ritmo forte18/06/14Abertura será no dia 29 de junho com concerto aberto à população Faltando pouco mais de 10 dias para a realização do I Festival Nova Mutum de Música Orquestral (FNMO), que começa no próximo dia 29 de junho e segue até 6 de julho, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum......

Voltar para Blog