Postado em 22 de Setembro às

“Mozart à brasileira” para turistas alemães

  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -

(20/02/13) Inserida no roteiro do turismo tecnológico de Nova Mutum, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) recebeu na noite de ontem (20) um grupo de agricultores da Alemanha, terra da considerada melhor orquestra do mundo, a Filarmônica de Berlim. Os visitantes europeus prestigiaram uma apresentação da OSJNM, que na ocasião fazia seu segundo ensaio geral do ano com as 40 crianças e jovens titulares da orquestra.

Durante todo o dia de ontem, o grupo de 33 agricultores percorreu o município para conhecer atividades rurais, especialmente produção de grãos. Os visitantes ficaram impressionados com os números expressivos da nossa agricultura.

À noite, a surpresa ficou por conta da cultura local. Obras da música brasileira apresentaram um pouco da nossa terra aos alemães, e uma obra de Mozart (compositor austríaco), executada pelo Quinteto Sinfônico da OSJNM, fez os visitantes se sentirem em casa por um momento, já que a Àustria e a Alemanha são países vizinhos de cultura semelhante, por vezes unificados nas guerras do período prussiano. “A música é universal. Une as pessoas”, disse emocionado um dos visitantes. “Esperamos ver vocês em breve na televisão em todo o mundo”, comentou outro turista.

Recepcionados pelo presidente da Associação Cultural e Social de Nova Mutum, Luiz Divino da Silva, e pelo coordenador geral da OSJNM, maestro Edmar Nascimento, os turistas foram informados sobre todo o trabalho da instituição e suas características sociais. Sensibilizados, alguns chegaram a “por a mão no bolso”, literalmente, para doar dinheiro à Associação. No encerramento da visita, as notas de Euro – trocadas pela guia de turismo por Real – somaram aproximadamente R$ 600, destinados ao caixa da instituição. A Associação é mantida por doações e convênios com empresas e poder público.

Realizado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, o Programa de Turismo Tecnológico consiste na visitação de fazendas e empresas do agronegócio com alta tecnologia de produção. Ainda em fase inicial, o programa se prepara para o ápice na Copa de 2014.

________________________________________
Assessoria de Imprensa - OSJNM
Agência Folk – Comunicação Integrada
Tiago Franz – Jornalista 3621SC

Veja também

Escola de Música abre inscrições para novos alunos30/01/17 Foi aberta neste sábado (28), as inscrições para novos alunos da Escola de Música de Nova Mutum. Aqueles que tem interesse em participar devem acessar o link, disponível em nossa página no facebook e abaixo do texto. As matrículas para novos alunos seguem até dia 02 de fevereiro, e na sexta-feira (03), acontece a seletiva para então o......

Voltar para Blog