Postado em 06 de Novembro de 2018 às 12h41

Sala Hilda Strenger Ribeiro abre as portas para Concerto de Percussão

Eventos (167)Institucional (175)Apresentações (164)Visitas (159)
Orquestra Nova Mutum - MT No ritmo da batucada o próximo concerto da TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM), vai tomar conta da sala Hilda Strenger Ribeiro, com o espetáculo de percussão trazendo como tema...

No ritmo da batucada o próximo concerto da TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM), vai tomar conta da sala Hilda Strenger Ribeiro, com o espetáculo de percussão trazendo como tema principal peças para Xilofone com acompanhamento de piano.

O Concerto de Percussão da OJNM terá como objetivo demonstrar as possibilidades da performance dos instrumentos de teclas na percussão, cuja classe de musicalização, formada por alunos com idade entre 8 e 9 anos, demonstrará peças percussivas sobre o viés do modelo de ensino de Carl Orff.

Já a classe de percussão, com alunos a partir de 10 anos de idade, realizará a interpretação e a performance das obras para xilofone do compositor e percussionista, Nebojsa Zivkovìc, no qual escreveu um livro didático que reúne 16 estudos para o instrumento com acompanhamento do piano. O recital também contempla as obras dos percussionistas Emmanuel Séjourné e Vic Firth.

O Concerto de Percussão será nesta quinta-feira (8), às 19h30, na Sala Hilda Strenger Ribeiro, na sede da Escola de Música, a entrada é FRANCA, mas os ingressos são limitados e podem ser retirados no administrativo da escola.

Apesar da entrada ser gratuita, a pessoas podem colaborar com a campanha solidária, em prol ao Movimento Banco de Leite, doando leite na retirada do ingresso.

O que é Xilofone

O Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado, tendo como precursor o balafon, originário de África. A diferença está no reduzido número de teclas e na solução de cabaças para os ressonadores. Isto exige um formato curvo e amarrações em couro e cordas, por outro lado, existe uma semelhança entre xilofone e a marimba, no qual, possui um número maior de teclas de madeira mais largas, numa área mais grave. Alguns músicos de Jazz têm demonstrado interesse por este instrumento musical africano, tendo sido introduzido em seus trabalhos vanguardistas.

Assessoria

Veja também

Com a Orquestra Juvenil Heliópolis, ex-aluna da Escola de Música participa de turnê com Andrea Bocelli25/07/18 A clarinetista aprendeu a tocar o instrumento na Escola de Música. Com a Orquestra Juvenil do Instituto Baccarelli, já se apresentou nos mais importantes palcos e eventos notáveis ao lado de grandes nomes da música. Com início de sua história profissional na Escola de Música de Nova Mutum, a musicista, Lidiane Alves Dias, com apenas 23 anos, já desponta no......

Voltar para Blog