Postado em 16 de Maio às 12h51

Sertanejo Raiz é a próxima grande atração da TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum

Eventos (134)Institucional (142)Apresentações (131)Visitas (126)
Orquestra Nova Mutum - MT Para quem gosta ou quer descobrir as belezas do sertanejo raiz, já tem emoção garantida na TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). O Concerto de Viola Caipira vai apresentar os...

Para quem gosta ou quer descobrir as belezas do sertanejo raiz, já tem emoção garantida na TEMPORADA 2018 da Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM). O Concerto de Viola Caipira vai apresentar os clássicos da música tradicional sertaneja (Sertanejo Raiz), ou seja, a nossa moda caipira interpretada pela Orquestra de Viola Caipira da OJNM e participação especial do Coral da OJNM.

Representando a difusão cultural valorizada pela Escola de Música, o espetáculo com referência à cultura do homem do campo, vai apresentar em seu repertório clássicos imortais e sempre aclamados como “Chico Mineiro” (Tonico & Tinoco), “Menino da Porteira” (Teddy Veira) e o clássico Evidências (José Augusto – Paulo Sergio Valle).

O Ponto de Cultura Escola de Música de Nova Mutum foi selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura, no edital idealizado pela mesma Secretaria, em parceria com o Ministério da Cultura, seguindo a Política Nacional de Cultura Viva.

Esta será a segunda apresentação desta temporada, que tem como tema “Arquitetura Urbana de Nova Mutum – 30 ANOS, homenageando o trigésimo aniversário da cidade, contemplando monumentos e construções que são verdadeiras obras de arte no município. No Concerto de Viola Caipira, o monumento em homenagem ao cooperativismo, do escultor, Nelson Camillo Piga, foi o escolhido para dar identidade ao espetáculo.

O evento será realizado no dia 24 de maio (quinta-feira), no Sindicato Rural de Nova Mutum, as 19h30. Com entrada franca, a programação é livre para todos os públicos. O concerto também é solidário em prol as famílias em situação de risco atendidas pelo movimento “Banco de Leite”. No local haverá arrecadação de leite e a doação é voluntária.

Moda Caipira

No inigualável universo que a Música Popular Brasileira possui, a música tradicional sertaneja (Sertanejo Raiz), ou seja, a nossa moda caipira apresenta-se como sendo uma das vertentes que mais representa a essência da formação étnica do povo brasileiro. Nela estão misturadas as influências culturais e contribuições dada pelos povos que aqui estavam e vieram, tendo na viola caipira seu instrumento de expressão com inspiração natural de suas composições através da lida no campo.

A música caipira, também denominada de sertanejo raiz, música do campo, rural e sertanejo antigo, é uma manifestação espontânea do povo da zona rural, que reflete o dia-a-dia do trabalho, do lazer, da sua religiosidade e todas as relações sociais existentes nas comunidades interioranas. Continua viva por ser a grande essência da música brasileira onde a maioria da população teve de uma forma ou outra, suas raízes na roça, sejam daqui ou de seus países de origem.

Como mérito a conotação de caipira, hoje, é associada à qualidade, aquilo que é puro ou especial.

Fonte: Assessoria / VS Viola Show

Veja também

A duas semanas do 1º Festival, OSJNM ensaia em ritmo forte18/06/14Abertura será no dia 29 de junho com concerto aberto à população Faltando pouco mais de 10 dias para a realização do I Festival Nova Mutum de Música Orquestral (FNMO), que começa no próximo dia 29 de junho e segue até 6 de julho, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) segue com os últimos preparativos em ritmo acelerado. “Todos os dias estamos ensaiando e com afinco. Nosso repertório já é......

Voltar para Blog