Postado em 22 de Setembro às

OSJNM participa do desfile de 7 de Setembro

  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -
  • Orquestra Nova Mutum - MT -

(12/09/2013) O desfile cívico realizado em Nova Mutum pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para marcar as comemorações dos 191 anos da Independência do Brasil contou com um bloco formado por alunos e colaboradores da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM). Durante a passagem da Orquestra pelo palanque oficial, o cerimonial leu um breve histórico da instituição e um texto sobre música e arte, área que foi representada no evento pela escola de música.

Também participaram do desfile blocos de todas as escolas e diversos órgãos e instituições de Nova Mutum.

Confira abaixo o texto lido pelo cerimonial:

OSJNM

A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum foi formada em 2009 a partir de um projeto modelo no estado de Mato Grosso no que diz respeito à utilização da música como ferramenta de inserção e desenvolvimento social. Em parceria com o Instituto Ciranda – Música e Cidadania, sediado em Cuiabá, a OSJNM atende em seu núcleo de estudos cerca de 300 alunos. A instituição oferece o ensino de diversas classes de instrumentos musicais, além de canto e teoria musical.

A metodologia de trabalho permite que os alunos desenvolvam seus potenciais artísticos com plenitude, adquiram as habilidades necessárias para a prática da musica orquestral e vasta bagagem cultural através de repertórios eruditos e populares.

A OSJNM também tem se firmado como importante núcleo de produção e difusão cultural, formando novos públicos, atraindo pessoas para o estudo da música e, assim, contribuindo para o enriquecimento cultural de Nova Mutum e região. O aspecto social também é um dos pilares da instituição.

MÚSICA E ARTE

Prática cultural presente em todas as civilizações e em quase todas as manifestações humanas, a música pode ser definida como a combinação de sons e silêncio encadeados no tempo. Considerada uma das formas de arte mais importantes, a música é chamada por alguns de “a língua universal”. Ela tem o poder de comunicar, expressar ideias e emoções e representar estados de espírito. É fundamental para a formação das pessoas e permeia diversos âmbitos da sociedade, além tornar a vida mais bela e interessante.

 

Veja também

Comissão Pedagógica aprova Plano Estratégico 2018/202002/08/18 Em reunião na manhã desta quinta-feira (2), a Comissão Pedagógica do Ponto de Cultura Escola de Música de Nova Mutum, aprovou o Plano Estratégico 2018/2020 dos processos e procedimentos das ações educacionais da instituição. Durante a reunião foram concluídas as matrizes de desenvolvimento pedagógico, restando a......
OSJNM se apresenta em homenagem da Câmara Municipal aos Bombeiros e OAB02/09/14 A convite da Câmara Municipal de Nova Mutum, a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) se apresentou com um grupo de 10 músicos em uma homenagem do Legislativo mutuense ao Corpo de Bombeiros Militar do estado de Mato Grosso, pelos......

Voltar para Blog