(FOTO: ORQUESTRA JOVEM DE NOVA MUTUM)
Este mês o mundo celebrou o dia do compositor. Essa data é importante pois faz homenagem aqueles que, através de letras e melodias, embalam gerações de pessoas das mais diversas idades.
E o Brasil é um país muito musical, isso ninguém pode negar. De norte a sul, cada região carrega em seu calendário os mais diversos eventos que são animados por canções históricas e inesquecíveis. Para homenagear esses artistas e comemorar a importância da data, a Escola de Música de Nova Mutum separou três curiosidades sobre os compositores do Brasil.
1. Autor do Hino Nacional
O Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de nosso país, segundo a legislação em vigência. A melodia do Hino Nacional foi composta por Francisco Manuel da Silva, em 1831, por conta da abdicação de d. Pedro I, e a letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida em um concurso.
2. Gosta de música sertaneja?
Foi em 1929 que surgiu a primeira música sertaneja como se conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires de "causos" e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e mato-grossense.
3. Olha o Carnaval!
A primeira música carnavalesca que Chiquinha Gonzaga compôs, em 1899, foi a marcha-rancho Ó Abre Alas, considerada a primeira marchinha de carnaval da história, criada para embalar o desfile do cordão Rosa de Ouro, do bairro do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro, onde ela morava.
Agora me diz: qual a sua música preferida? Já sabe quem foi o compositor dela? Esse é um desafio que estamos passando para você! Viva a música!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!