A Escola
A Escola de Música de Nova Mutum ou Orquestra Jovem de Nova Mutum (OJNM) é um projeto social e cultural que atende mais de 450 crianças, adolescentes e jovens, a partir de 05 anos de idade de forma continuada e no contraturno escolar.
Oferece gratuitamente o ensino dos diversos instrumentos de orquestra (flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola sinfônica, violoncelo e contrabaixo), além de viola caipira, flauta doce, musicalização e coral. Realiza concertos e apresentações para a comunidade com a Orquestra Jovem (OJNM), Orquestra Infantojuvenil (OIJ), Núcleo de Sopros, Núcleo de Cordas, Núcleo de Percussão, Núcleo Cultural com Viola Caipira e Núcleo de Vozes.
Fundada em maio de 2009, a Escola de Música de Nova Mutum Orquestra Jovem de Nova Mutum é mantida pela Associação Cultural e Social de Nova Mutum, uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Municipal e Estadual N° 1.165, de 16 de julho de 2009, com o objetivo de manter as atividades de uma Escola de Música e cuja missão é oferecer educação, com e pela música, a todos os segmentos da sociedade - famílias, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Fundamentando suas bases de ação na tradição educacional de ponta, a escola busca a promoção da difusão de valores enriquecedores para o desenvolvimento sociocultural sustentável de nossa cidade. A Associação é gerida por uma diretoria voluntária, composta por 25 pessoas da comunidade mutuense, eleita bienalmente e conta com uma equipe de 20 funcionários.
A Associação está inscrita nos seguintes Órgãos:
Somos uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e estadual, mantemos o projeto através de parcerias e doações.
A OJNM tem matriculados atualmente 350 alunos e oferece 380 atendimentos. As atividades são oferecidas de forma continuada, gratuita e no contraturno escolar.
Os alunos são distribuídos nas oficinas de coro infantil, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, percussão, violino, viola sinfônica, violoncelo, contrabaixo, viola caipira e musicalização.
Cada aluno recebe todo o material didático com métodos, cadernos e partituras, bem como uniforme, instrumento musical e aulas regulares com professores formados em grandes instituições de ensino do Brasil e exterior.
Tem-se na música uma importante ferramenta de transmissão de valores da cultura de paz e outros valores universais junto às crianças e adolescentes, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, de forma justa.
O estímulo do desenvolvimento sensorial e intelectual através da música promove o desempenho pessoal e social dos indivíduos.
Pesquisa junto às famílias e escolas dos alunos atendidos pelo projeto verificou um impacto qualitativo com expressiva melhora no rendimento escolar, no envolvimento com as atividades propostas pela escola regular e no comportamento/socialização dentro da família e do ambiente escolar.