Projeto atende mais de 400 alunos e custa quase R$1 milhão por ano, por isso o apoio é fundamental
Segundo a Constituição Federal, toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade e usufruir das artes. A Orquestra Jovem de Nova Mutum tem como objetivo, justamente, garantir aos jovens da cidade o contato com a música e a produção musical, por meio de aulas teóricas, práticas e apresentações.
A música é, inclusive, uma importante ferramenta educacional, que estimula o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, sociabilidade, memorização e saúde emocional.
Além disso, a música também funciona como uma fuga das atividades cotidianas, aliviando o estresse e a ansiedade. Inserir a música no momento pós-pandemia é ainda mais importante, uma vez que é possível amenizar as consequências do período de tempo em que os jovens precisaram se afastar de seus ambientes de convivência.
Para assegurar o pleno funcionamento das atividades e continuar inserindo crianças e adolescentes de Nova Mutum ao contexto musical, o projeto conta com o apoio de 18 parceiros e mantenedores. A Orquestra de Nova Mutum usufrui do benefício fiscal da Lei Rouanet (Lei Federal 8.313/91), e também recebe incentivos voluntários de pessoas físicas e instituições.
São essas parcerias que permitem que sejam feitas todas as manutenções estruturais e profissionais do projeto, para que a Orquestra continue trabalhando no desenvolvimento dos alunos de todas as idades. O projeto ainda oferece um plano de investimentos para os interessados em auxiliar financeiramente a iniciativa, com valores acima de R$10 mil.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!